A.M.V.

"Viseu - Cidade Jardim"

Nascimento: [N.D.]
Morte:[N.D.]

Biografia

De A.M.V. (não se podendo ainda confirmar o seu nome completo) existem referências esparsas e sobretudo visíveis ou referenciadas quanto a produções concretas no domínio do grafismo institucional, em particular, se não mesmo exclusivamente quanto a Viseu. Uma dessas criações [reproduzida supra] foi identificada e recuperada no espólio da Viseu Marca, sendo presumivelmente a matriz a partir do qual a capa do Programa Oficial da FSM de 1947 foi produzida, nomeadamente quanto aos elementos arquitectónicos representativos da Sé e sua envolvente. Outro dos destaques ou focos de interesse – a carecer de complemento informativo – prende-se com a legenda “Viseu – Cidade Jardim”, já que e por via de a obra não estar datada, ser inexequível proceder à qualificação da mesma legenda (em particular quanto ao facto de ser eventualmente a primeira referência gráfica ao epíteto traduzido na legenda).

…na Feira de São Mateus

É conhecida a utilização por parte da SUPERARTE de uma composição de A.M.V. – tal como e nos termos indicados anteriormente – no Programa Oficial de 1947. Não existem quaisquer outras referências que liguem directamente o autor à FSM, salvo a circunstância de a obra que introduz esta entrada, se encontrar integrada no espólio da Viseu Marca.

Fontes e Referências

* CORREIA, Alberto e MAGALHÃES, Vera – “Feira de S. Mateus. Os Cartazes.“. Viseu: Câmara Municipal de Viseu/Expovis, 2009. P.22

Sidebar