Cartaz Oficial [FSM 1929]

Cartaz - FSM 1929 (Foto: José Alfredo).
Cartaz – FSM 1929 (Foto: José Alfredo).
Autoria: AT.rs (?) FLAMA [inscrição no cartaz]
Data: 1929
Edição: [ND]
Impressão: [ND]
Dimensões (cm): 90.5 x 60.3 [dimensões totais integradas; sendo as parcelares 83.3 x 60.3 e 9 x 60.1]
Proveniência/Propriedade: Viseu Marca

Descrição

Cartaz apresentando composição que patenteia em primeiro plano figura feminina trajando de forma “típica”, ostentando com ambas as mãos o brasão de Viseu. No plano intermédio, são visíveis elementos associados a festividades de cariz popular. Ao fundo, a Sé de Viseu e sua envolvente, como vista a partir do Alto da Via Sacra.
Indicado pela generalidade da bibliografia conhecida, como o primeiro cartaz da Feira de São Mateus, tem havido em anos mais recentes a consideração de que é o mais antigo conhecido ao invés de o mais antigo produzido enquanto elemento gráfico de divulgação e promoção da referida Feira, embora as menções efectivas a um cartaz de 1928 sejam por via noticiosa.
O exemplar à guarda da Viseu Marca permite observar um acrescento/emenda, aposto pelo reverso: consiste na adição de uma tira de papel [onde se inscreve as datas de início e fim do certame, bem como o ano do mesmo]. Já o suporte principal contém, por sua vez, o grafismo e apresenta a legenda “FEIRA FRANCA” / “VISEU”. A adição, levanta algumas possibilidades quanto ao motivo da mesma. nomeadamente – algo que não pode ser tomado como garantido e neste momento se traduz em simples linha de investigação – se houve um reaproveitamento de algum outro cartaz (o de 1928?) para essa edição de 1929.

Fontes e Referências

* CORREIA, Alberto e MAGALHÃES, Vera – “Feira de S. Mateus. Os Cartazes.“. Viseu: Câmara Municipal de Viseu/Expovis, 2009. P.43.

Sidebar