Luís Belo

Luís Belo (auto-retrato)
Nascimento: 1987 (Viseu; Viseu)

Biografia

Luís Belo nasceu em Viseu, 1987. O seu percurso académico focou-se na imagem. Em 2008, licencia-se em Artes Plásticas e Multimédia pela Escola Superior de Educação de Viseu. Nos anos seguintes trabalha num alfarrabista enquanto vence vários prémios de fotografia e vídeo. Realiza mais de três dezenas de exposições de ilustração, levando a suas obras a várias cidades do país. O seu trabalho fotográfico é publicado em revistas como a Atual, Ípsilon, O Mundo da Fotografia Digital, Público e outros. Em 2014, vence o maior prémio monetário de ilustração alguma vez realizado em Portugal, o 1.º Concurso de Literatura Infantil do Pingo Doce.

Atualmente, está envolvido na publicação de edições independentes através da Medíocre pela qual editou os ensaios fotográficos “Emergir” (2013) e “Cidade Nenhuma” (2015); trabalha como freelancer em design gráfico e ilustração para várias entidades nomeadamente Museu Nacional Grão Vasco, Editorial Presença, Projecto Património, entre muitos outros; está envolvido em criações de teatro, por exemplo “Histórias Incendiárias” (2014) com Patrick Murys e “Abílio, Guardador de Abelhas”, com Graeme Pulleyn e Ricardo Augusto. Co-organiza uma mostra de curtas-metragens, Shortcutz Viseu, onde já realizou mais de 90 sessões e contou com duas centenas de convidados. Em 2010, criou o projeto Musiquim com o objetivo de conseguir um registo diferente dos músicos nacionais, lá colaborou com mais de 50 nomes, incluíndo Camané, Dead Combo, B Fachada, The Gift, Nuno Prata, Márcia, Samuel Úria etc.

Em 2017, foi desafiado pelo festival de street art Tons da Primavera para, juntamente com Ana Seia de Matos, passar a sua ilustração para a parede, completando uma obra com cerca de 78m2.

…na Feira de São Mateus

A relação profissional de Luís Belo com a FSM, traduz-se de um modo directo no 1.º prémio do “Concurso de Fotografia da Feira de São Mateus’12”. Modalidade de Cor (FSM 2012), no entanto e nomeadamente associado ao projecto Musiquim (de que é fundador), realizou cinco vídeos no espaço do certame, durante a FSM (entre 2011 e 2013). Igualmente integrou a equipa do projecto “O Teatro mais Pequeno do Mundo”, também conhecido por “Penélope”, a Caravana, na edição da FSM 2014.

Bibliografia/Exposições

Para mais informações: Luís Belo – Sobre.

Prémios, Menções e Distinções

– Menção Honrosa no Concurso Território promovido pelo P3 e Fujifilm Portugal onde estiveram em participação 33.000 imagens, 2017.
– 3.º classificado no Instameet Viseu, escolha do júri Rodry Mendonça (@rodrymendonca), Diogo Lage (@diogolage) e Luís Leite (@lemleite), 2016.
– Vencedor na categoria de ilustração do 1.º do Concurso de Literatura Infantil do Pingo Doce;
– “Melhor Argumento” atribuído ao grupo (Ana Seia, L Filipe dos Santos e Luís Belo) no concurso 48 Shortmedia, 2014;
– “Melhor Fotografia’13”, atribuída pelos prémios anuais Anim’arte, 2014;
– 2.º Classificado na “5.ª Maratona Fotográfica Fnac Viseu”, 2013;
– “Grande Prémio”, “Melhor Cartaz”, “Melhor Curta” e “Melhor Fotografia” atribuídos ao grupo (Ana Seia, L Filipe dos Santos, Tiago Ribeiro e Luís Belo) no concurso 48 Shortmedia, 2013;
– 1.º Classificado no Concurso de Fotografia “Viseu Patrimonium’13”;
– 1.º Classificado no “Reflexos da Liberdade”, promovido pela FNAC Portugal em colaboração com a Canon, 2013;
– 1.º Classificado no “Concurso de Fotografia da Feira de São Mateus’12”. Modalidade de cor;
– Jurado na 3.ª edição do Festival Vistacurta’12; – Vencedor do “Melhor Documentário” no VistaCurta’11, com “Tipografia Minerva da Beira”.
– Escolhido para colorir o MTV Toy pelo Forum Viseu, em 2010;
– Vencedor da “Melhor Animação” e “Prémio do Público” no VistaCurta’10 com “765/60 Viseu”;
– Jurado na 2ª edição da “Maratona Fotográfica Fnac Viseu”, 2010;
– 1.º Classificado na “1.ª Maratona Fotográfica Fnac Viseu”, 2009;
– 1.º Classificado no Concurso de Fotografia “Viseu Patrimonium’09”;
– 1.º Classificado no Concurso Nacional de Webdesign promovido pelo Jornal Ensino Magazine;
– Recebeu o prémio de “Melhor Aluno”, atribuído pela CGD aos dois melhores alunos universitários da respectiva escola. 2008;

Fontes e Referências

* Site do autor – luisbelo.com

Sidebar