Área Urbana – Núcleo de Acção Cultural de Viseu

Fundação: 1985-01-17
Dissolução: [deliberada em] 1995-11-30
Sede: Viseu

Descrição

A 17 Janeiro de 1985

é firmada a escritura pública de constituição da associação cultural sem fins lucrativos Área Urbana – Núcleo de Acção Cultural de Viseu, que recebe o primeiro subsídio do Ministério da Cultura para “instalação e início de atividades”. Foram fundadores: Ricardo Pais, José Arimateia, Firmino Guerreiro, António Ribeiro de Carvalho, Alda Pereira, Idálio Braguez, António Madeira, José Fernandes e Fernanda Mouga.

Entidade vocacionada para o desenvolvimento de uma política e programação culturais regulares, no seguimento dos processos de Acção Cultural, desconcentrados.

…na Feira de São Mateus

A Área Urbana – Núcleo de Acção Cultural de Viseu, realizou, nomeadamente por via do Fórum Viseu – Serviço Municipal de Cultura e Comunicação, um conjunto vasto de iniciativas na FSm, durante ou fora do certame em si. Contudo, outras inicitivas foram levadas a cabo na FSM, sendo de destacar, em Agosto e Setembro de 1986, a

exposição Teatro Viriato – 9 propostas na Feira de S. Mateus, visitada pelo 1º Ministro Cavaco Silva, que diz: “Espero que quando voltar a Viseu, o Teatro Viriato esteja já reconstruído.”

.

Fontes e Referências

* TEATRO VIRIATO – O ELETRO CHOQUE ÁREA URBANA E OS TREZE ANOS DE SOLIDÃO DO TEATRO VIRIATO/BENEFÍCIOS DO DIÁLOGO ENTRE PODERES. Uma Homenagem ao Eng. Manuel Engrácia Carrilho a propósito do seu centenário, com Ricardo Pais, Nicolau Pais, Paulo Ribeiro, José Fernandes e Marisa Miranda.

Sidebar