Espectáculo “A Voar se Brinca em Feira com Asas”

logo “A Voar se Brinca em Feira com Asas”(cor)
logo “A Voar se Brinca em Feira com Asas”(p/b)
Organização: EXPOVIS
Local: Feira de São Mateus [Viseu]
Produção: Trigo Limpo Teatro ACERT
Colaboração: Tribal | ZumZum
Data: 14; 15; 20; 21; 27; 28 de Agosto e 03; 04; 10; 11; 17; 18; 21 de Setembro de 2011 [datas dos "Desfiles"; como indicados no descritivo do Programa Oficial da FSM 2011]

Ficha Artística e Técnica:
Direcção Artística e Dramaturgia – José Rui Martins
Actores, Maquinistas e Técnicos – Ana Morgado, Cajó Viegas, Carlos Fernandes, Christian Santos, Daniela Fernandes, Francisca Barros, Inês Roque, Ilda Teixeira, Isa Rodrigues, Joana Sevivas, João Nascimento, José Magalhães, José Rui Martins, Lúcia Barros, Lúcia Roque, Luís Viegas, Márcia Leite, Marina Raquel, Miguel Torres, Paulo Neto, Paulo Matos, Pompeu José, Rafaela Vidal, Raquel Costa, Rogério Bento, Rui Pêva, Rui Ribeiro, Ruy Malheiro, Sandra Santos e Victor Rodrigues.
Música – Rui Lúcio
Músicos – Fek (Tuba), João Vilão (Trompete), Rodrigo Cordeiro (Percussão), Tiago Correia (Saxofone) e Tiago Mendes (Trombone).
Cenografia e design gráfico – Zetavares
Mecânica Cenográfica – Manuel Matos Silva
Construção de mecanismos – Manuel Matos Silva e Rui Ribeiro
Oficinas – Escola Profissional de Tondela
Carpintaria – Carmoserra e António Rebelo do Amaral
Pintura cenográfica – Cláudia Barato e Piorra
Recolha e adaptação de textos – José Rui Martins
Figurinos – Ruy Malheiro | Trigo Limpo teatro ACERT
Costureira – Lurdes Pereira da Silva
Fotografia – Carlos Teles, Foto RAF
Vídeo – Zito Marques
Sonorização – Publiferrão
Secretariado e Gestão – Irene Pais, Paula Pereira, Rosa Marques e Rui Vale
Produção Geral – Marta Costa e Miguel Torres
Produção Expovis – Paula Soares
Agradecimentos – Ana Pires, Ana Rocha, Juliana Martins, Manuel da Rocha Ferreira, Carlos Mendonça, Lizete Lemos, Miguel Rodrigues, José Carlos Coimbra, Pedro Pais de Brito e Tondagro.

Descrição

Espectáculo concebido pelo Trigo Limpo teatro ACERT, especificamente para a FSM 2011, que consubstancia a primeira participação artística da ACERT – entendida desse modo – no âmbito da FSM. O conceito, ainda que original, introduz um novo momento da “existência” do engenho cénico neste contexto denominado Pomba Gigante (cuja criação se remete para o espectáculo “Golpe d’Asa” – Expo 2008, Saragoza, Espanha), adaptando e adicionando elementos locais, quanto a Viseu, nomeadamente e a título de exemplo, a referência a João Torto. Por motivos concretos de utilização de espaço e fluidez do espectáculo, no recinto da FSM 2011, foi considerado necessário acompanhar a Pomba Gigante de dois outros engenhos cénicos, de menores dimensões (“Pombinha [laranja]” e “Pombinha [vermelha]“), mas cuja existência e participação contribuíssem para, não apenas dar novo cariz à proposta artística, como gerar dinâmicas mais alargadas ao funcionamento do referido projecto e conceito, envolvendo os visitantes da FSM e espectadores, integrando-os no próprio desenvolvimento da narrativa, até ao momento final [segundo Pompeu José e Zetavares, entrevista na sede da ACERT, Tondela. 2017/08/23].

Uma criação teatro-musical de rua no ano de celebração dos 35 anos. Mais uma criação artística do Trigo Limpo teatro ACERT em ano de celebração dos 35 anos. Um projecto criado propositadamente para a Feira de S. Mateus que o acolhe. Uma aventura teatro-musical com engenhos cénicos que, num Golpe d’Asa, nascerão na folia da Feira que, desde 1392, constitui um dos maiores acontecimentos congéneres de Portugal. Seiscentos e dezanove anos depois, a Feira vai voar num carrossel de animação, demonstrando que a cultura e a arte são áreas com um papel determinante no cruzamento entre tradição e modernidade. A equipa do Trigo Limpo teatro ACERT celebra um namoro artístico com duas dinâmicas associações do Distrito, Tribal e ZunZum, numa conjugação de sinergias criativas que pretendem corresponder ao anseio da Direcção da Feira em projectar o acontecimento com inovação.

Sobre o espectáculo
Uma Pomba Gigante vem à Feira de S. Mateus festejar. Num Golpe d’Asa surpreende a Fanfarra Columbina e os Feirantes que vendem imaginação ao desbarato que, a seu ver, é uma poção mágica para tempos de crise. Tamanha aparição, sendo inesperada, cedo se mostra indispensável para fazer voar ideias, descobertas e melodias. A Pomba Gigante põe ovos de criatividade que passam de mão em mão entre os visitantes. São maciços para que cada um choque os ovos no ninho que constrói de modo a não poder dizer: “A galinha da minha vizinha é melhor do que a minha”, nem “contar com o ovo no cu da galinha (Pomba)”. O (P)ovo entra em euforia perante o acto insólito da Pomba Grande fazer criação ali mesmo, na Feira, de forma pública. Dois filhotes nascem e iniciam o voo por entre farturas, carrinhos de choque, algodão doce, vinho do Dão e bifanas. Sim, porque os recém-nascidos preferem as iguarias regionais, pois sabem que “o primeiro milho é para os pardais” e não para columbófilas criaturas. Os Feirantes e Fanfarra maravilham os forasteiros com a magia sonora dos seus inventos. Têm soluções imaginativas que receitam e põe à disposição de todas as bolsas. Sim, porque a imaginação não paga IVA. À fome dão farturas, porque “as tristezas não pagam dívidas” e o “barco parado não faz viagem” mesmo sabendo que “as aves de rapina não cantam” e que há que estar atento, pois “palavras, leva-as o vento”. À frente, João Torto, demonstra a arte de voar. Os aprendizes não se importam com os primeiros tombos. A experiência ganham-na, pisando o seu próprio chão. Os pombos invadem a Feira e arrulham com as suas melodias suaves. Os Feirantes saldam imaginações e demonstram à risca as instruções de Platão: “É possível descobrir mais sobre uma pessoa numa hora de brincadeira, do que num ano de conversa”. Por isso, Feirantes, Fanfarra, João Torto e as três Pombas acreditam e comprovam que “A Voar se brinca em Feira com Asas”.

(in acert.pt)

Fontes e Referências

* site institucional ACERT: acert.pt
* Jornal do Espectáculo “A Voar se Brinca em Feira com Asas”[disponível em acert.pt]

Sidebar